A Nova LDB prevê a “articulação de fundamentos teóricos que embasem a relação entre conhecimentos e valores para uma vida cidadã, em que o ensino fundamental esteja voltado para o Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância.
A nova legislação vem confirmar a prática pedagógica da nossa escola, que reconhece a importância dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, mas que valoriza a complementação de estudos, a transversalidade de temas e a interdisciplinaridade.
Considerando a preocupação da nova Lei de Diretrizes e Bases em ampliar a carga horária, como um dos pressupostos para a melhoria da qualidade de ensino, mais uma vez o Cresça “sai à frente”, pois, desde 1991, adota o sistema de atividades complementares em horários opostos aos regulares.
TURMA | 2ª FEIRA | 3ª FEIRA | 4ª FEIRA | 5ª FEIRA |
2º e 3º ano | 8h às 12h15 ou 14h às 18h15 | 8h às 12h15 ou 14h às 18h15 | ||
4º e 5º ano | 8h às 12h15 ou 14h às 18h15 | 8h às 12h15 ou 14h às 18h15 | ||
6º e 7º ano | De 14h às 18h | |||
8º e 9º ano | De 14h às 18h |
Programa Bilíngue
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Inglesa
Justificativa O estudo em um programa bilíngue abre um mundo de oportunidades para os educandos, pois falar inglês é um bom diferencial nos dias atuais.
Contexto
O aluno desenvolve a Língua Inglesa ao mesmo tempo em que reforça e amplia os seus conhecimentos de artes, ciências, matemática, estudos sociais e linguagem em uma carga horária estendida.
Objetivos Gerais
Ser capaz de se comunicar em outras culturas com desenvoltura e aumentar a capacidade de aprendizado em geral.
Objetivos Específicos
- Estudar conteúdos acadêmicos na língua inglesa;
- Ter contato indireto com os componentes curriculares em inglês;
- Aprender a usar as estruturas e vocabulários por meio dos conteúdos acadêmicos;
- Desenvolver trabalhos em grupo.
Programa Google for Education
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências
Justificativa
Inovar na experiência de ensinar e aprender utilizando a tecnologia como ferramenta
Contexto
Integrar os componentes curriculares à plataforma Google por meio de projetos.
Objetivos Gerais
Possibilitar aos educadores manter o aprendizado interessante e personalizado, garantindo melhor desempenho das turmas.
Objetivos Específicos
- Desenvolver projetos que contemplem os componentes curriculares;
- Atender às necessidades de sala de aula com conjunto robusto de ferramentas;
- Desenvolver testes e questionários.
Programa de Ensino de Robótica Educativa
Componentes Curriculares Relacionados: Tecnologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Artes
Justificativa
O ensino de robótica baseia-se em um método de ensino transversal, correlacionando a inserção tecnológica com outras áreas do conhecimento que prevê o uso da motivação, problematização, teoria e prática.
Contexto
A elaboração do conteúdo em sala de aula se dá em quatro momentos: conceito, contextualização, correlação e prática.
Objetivos Gerais
Capacitar estudantes para aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem e demandam um novo tipo de profissional;
Preparar os alunos para lidar com novas tecnologias e linguagens, bem como torna-los capazes de responder a novos ritmos e processos.
Objetivos Específicos
- Trabalhar de maneira conjunta a uma educação focada na produção aplicada de conhecimento criativo;
- Aplicar a método transversal de ensino, conectando a sala de aula com temas do cotidiano, criando uma interação interdisciplinar;
- Oportunizar o aprendizado de outras áreas do conhecimento, de maneira prazerosa, tendo como ferramenta o ensino de tecnologia focado em robótica;
- Usar um processo mais lúdico, cognitivo e muito mais atrativo para os estudantes.
Programa Espanhol
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Espanhola Justificativa As relações existentes entre o Brasil e todos os países de língua espanhola, principalmente os do Mercosul, ratificam a
importância de disseminar o ensino dessa língua no país.
Contexto
Treino da língua por meio de encontros semanais, nos quais alunos possam exercitar a conversação e produções textuais e ter acesso à cultura hispânica.
Objetivos Gerais
Fazer com que os estudantes se apropriem de outras maneiras de expressar uma realidade diferente das suas. Capacitar o aluno para perceber as particularidades linguísticas e socioculturais da cultura hispânica.
Objetivos Específicos
- Desenvolver competências acerca de diferentes culturas;
- Ampliar a competência comunicativa, vista como um conjunto de componentes linguísticos e sociolinguísticos;
- Praticar a produção oral, compreensão de textos e produção escrita.
Projeto Musicalização
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem e Artes
Justificativa Despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico e linguagem.
Contexto
Participar de aulas lúdicas, explorando sons, cantigas e movimentos.
Objetivos Gerais
Possibilitar o aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa.
Objetivos Específicos
- Trabalhar percepção auditiva;
- Desenvolver o gosto pela música;
- Contribuir para efetiva consciência corporal e de movimentação;
- Conhecer instrumentos musicais diversos;
- Apreciar diversos ritmos musicais;
- Ampliar conhecimentos culturais e regionais;
- Realizar apresentações.
Projeto Leitura e Escrita
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa
Justificativa
Leitura e escrita são de extrema relevância para garantir a qualidade da comunicação. Por sua vez, uma boa comunicação parte do aprimoramento da linguagem que engloba esses itens.
Contexto
A literatura, a ortografia e o aprimoramento da escrita serão a ponte para a ampliação do conhecimento.
Objetivos Gerais
Resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem;
Proporcionar momentos que possam despertar o gosto e o amor aos livros e o estímulo para o hábito da leitura.
Objetivos Específicos
- Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário;
- Diversificar o repertório de leituras;
- Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens.
Projeto: Dramatização
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem e Artes
Justificativa
A dramatização na escola tem uma importância fundamental, pois contribui para a socialização, criatividade, coordenação, memorização e ampliação do vocabulário.
Contexto
A partir de encontros com os alunos e da escuta ativa, serão criados peças, enquetes, dramatizações e recontos para apresentações à comunidade escolar.
Objetivos Gerais
Desenvolver a ação social e intelectual dos alunos, ampliando a interação entre os pares.
Objetivos Específicos
- Ampliar o leque da cultura escolar;
- Conhecer linguagens teatrais diversas;
- Vivenciar trabalhos de grupo;
- Exercitar o pensamento crítico.
Projeto: Reconto de histórias
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem
Justificativa
A contação de histórias desperta a imaginação, as emoções e o interesse das crianças. Por meio dela, nossos alunos podem desenvolver a criatividade, a linguagem e o gosto pela leitura.
Contexto
No projeto de reconto, as histórias contadas ou lidas pelas educadoras podem virar um cenário de imaginação. As crianças se preparam para dramatizar aos colegas e/ou responsáveis a história trabalhada em sala.
Objetivos Gerais
Desenvolver a fala, contribuir para a socialização e interação das crianças e instigar a imaginação.
Objetivos Específicos
- Aproximar a criança do universo letrado;
- Incentivar o prazer da leitura;
- Ampliar o vocabulário;
- Despertar novas emoções;
- Apresentar novas possibilidades que possam incentivar a imaginação e criatividade;
- Envolver as famílias no projeto;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Estimular a oralidade.
PROJETOS ELETIVOS
1. Empreendedorismo
Componentes Curriculares Relacionados: Ciências, Artes e Matemática
Justificativa
Este projeto visa ao trabalho com informações, pesquisa, estudos do mercado nacional e internacional para proporcionar conhecimento e a realização de simulações do mundo empreendedor. Tomada
de decisão, análise de dados e informações que levem a entender melhor o universo individual e comunitário. Considera-se a escola um local para o aluno pensar e programar ações para o futuro.
Contexto
Juntamente à equipe de docentes, o conteúdo será organizado de modo a valorizar o conhecimento prévio do Mundo do Trabalho, das abordagens empreendedoras e suas possibilidades por meio de palestras, passeios e contato com atividades múltiplas realizadas na cidade.
Objetivos Gerais
Desenvolver uma consciência de trabalho na comunidade escolar, incentivando os educandos a tomar decisões, traçar planos, ter consciência dos seus direitos e querer verdadeiramente crescer para
empreender.
Objetivos Específicos
- Trabalhar em equipe;
- Agir proativamente;
- Aguçar a observação do comportamento humano no que tange aos gastos desnecessários;
- Perceber que empreender implica em mudança de visão e comportamento;
- Reconhecer a responsabilidade governamental e individual;
- Identificar problemas e buscar formas para ampliar a qualidade de vida;
- Estimular o comprometimento e a persistência;
- Criar estratégia;
- Formar sujeitos autônomos e conscientes;
- Estruturar oficinas de construção;
- Agregar a comunidade escolar;
- Desenvolver habilidades considerando as potencialidade e limitações.
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Ciências, História e Geografia
Justificativa
A Educação Sustentável contribui para melhorar a qualidade de vida e o consumo consciente de produtos.
Contexto
A execução do projeto prevê a criação de uma horta em ambiente próprio, estimulando hábitos alimentares saudáveis. Além disso, serão realizadas atividades que estimulem o consumo consciente de produtos e a preservação do meio ambiente.
Objetivos Gerais
Conscientizar para a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivos Específicos
- Incentivar o cultivo e a importância da horta orgânica sustentável;
- Efetivar a gestão dos resíduos na escola;
- Minimizar os gastos de energia na escola;
- Estimular a reflexão e capacitar a comunidade escolar para assimilação de práticas sustentáveis;
- Valorizar o trabalho em equipe;
- Captar água da chuva para reaproveitamento consciente.