Atividades complementares 2º ao 9º ano

A Nova LDB prevê a “articulação de fundamentos teóricos que embasem a relação entre conhecimentos e valores para uma vida cidadã, em que o ensino fundamental esteja voltado para o Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância.

A nova legislação vem confirmar a prática pedagógica da nossa escola, que reconhece a importância dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, mas que valoriza a complementação de estudos, a transversalidade de temas e a interdisciplinaridade.

Considerando a preocupação da nova Lei de Diretrizes e Bases em ampliar a carga horária, como um dos pressupostos para a melhoria da qualidade de ensino, mais uma vez o Cresça “sai à frente”, pois, desde 1991, adota o sistema de atividades complementares em horários opostos aos regulares.

HORÁRIO RETORNO NO CONTRATURNO DAS ATIVIDADES REGULARES
TURMA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA
2º e 3º ano 8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
4º e 5º ano
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
6º e 7º ano
 

 

 
De 14h às 18h
8º e 9º ano
 

 
De 14h às 18h
 

 

Programa Bilíngue
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Inglesa

Justificativa O estudo em um programa bilíngue abre um mundo de oportunidades para os educandos, pois falar inglês é um bom diferencial nos dias atuais.

Contexto
O aluno desenvolve a Língua Inglesa ao mesmo tempo em que reforça e amplia os seus conhecimentos de artes, ciências, matemática, estudos sociais e linguagem em uma carga horária estendida.

Objetivos Gerais
Ser capaz de se comunicar em outras culturas com desenvoltura e aumentar a capacidade de aprendizado em geral.

Objetivos Específicos

  1. Estudar conteúdos acadêmicos na língua inglesa;
  2. Ter contato indireto com os componentes curriculares em inglês;
  3. Aprender a usar as estruturas e vocabulários por meio dos conteúdos acadêmicos;
  4. Desenvolver trabalhos em grupo.

Programa Google for Education
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências

Justificativa
Inovar na experiência de ensinar e aprender utilizando a tecnologia como ferramenta

Contexto
Integrar os componentes curriculares à plataforma Google por meio de projetos.


Objetivos Gerais
Possibilitar aos educadores manter o aprendizado interessante e personalizado, garantindo melhor desempenho das turmas.


Objetivos Específicos

  1. Desenvolver projetos que contemplem os componentes curriculares;
  2. Atender às necessidades de sala de aula com conjunto robusto de ferramentas;
  3. Desenvolver testes e questionários.


Programa de Ensino de Robótica Educativa
Componentes Curriculares Relacionados: Tecnologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Artes


Justificativa
O ensino de robótica baseia-se em um método de ensino transversal, correlacionando a inserção tecnológica com outras áreas do conhecimento que prevê o uso da motivação, problematização, teoria e prática.


Contexto
A elaboração do conteúdo em sala de aula se dá em quatro momentos: conceito, contextualização, correlação e prática.


Objetivos Gerais
Capacitar estudantes para aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem e demandam um novo tipo de profissional;
Preparar os alunos para lidar com novas tecnologias e linguagens, bem como torna-los capazes de responder a novos ritmos e processos.

Objetivos Específicos

  1. Trabalhar de maneira conjunta a uma educação focada na produção aplicada de conhecimento criativo;
  2. Aplicar a método transversal de ensino, conectando a sala de aula com temas do cotidiano, criando uma interação interdisciplinar;
  3. Oportunizar o aprendizado de outras áreas do conhecimento, de maneira prazerosa, tendo como ferramenta o ensino de tecnologia focado em robótica;
  4. Usar um processo mais lúdico, cognitivo e muito mais atrativo para os estudantes.


Programa Espanhol
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Espanhola Justificativa   As relações existentes entre o Brasil e todos os países de língua espanhola, principalmente os do  Mercosul, ratificam a
importância de disseminar o ensino dessa língua no país.

Contexto
Treino da língua por meio de encontros semanais, nos quais alunos possam exercitar a conversação e produções textuais e ter acesso à cultura hispânica.

Objetivos Gerais
Fazer com que os estudantes se apropriem de outras maneiras de expressar uma realidade diferente das suas. Capacitar o aluno para perceber as particularidades linguísticas e socioculturais da cultura hispânica.


Objetivos Específicos

  1. Desenvolver competências acerca de diferentes culturas;
  2. Ampliar a competência comunicativa, vista como um conjunto de componentes linguísticos e sociolinguísticos;
  3. Praticar a produção oral, compreensão de textos e produção escrita.


Projeto Musicalização 
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem e Artes
Justificativa   Despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico e linguagem.


Contexto
Participar de aulas lúdicas, explorando sons, cantigas e movimentos.


Objetivos Gerais
Possibilitar o aprendizado em que a criança aprecie, experimente, vivencie e construa.

Objetivos Específicos

  1. Trabalhar percepção auditiva;
  2. Desenvolver o gosto pela música;
  3. Contribuir para efetiva consciência corporal e de movimentação;
  4. Conhecer instrumentos musicais diversos;
  5. Apreciar diversos ritmos musicais;
  6. Ampliar conhecimentos culturais e regionais;
  7. Realizar apresentações.


Projeto Leitura e Escrita
Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa

Justificativa
Leitura e escrita são de extrema relevância para garantir a qualidade da comunicação. Por sua vez, uma boa comunicação parte do aprimoramento da linguagem que engloba esses itens.


Contexto
A literatura, a ortografia e o aprimoramento da escrita serão a ponte para a ampliação do conhecimento.

Objetivos Gerais
Resgatar o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem;
Proporcionar momentos que possam despertar o gosto e o amor aos livros e o estímulo para o hábito da leitura.

Objetivos Específicos

  1. Despertar o gosto pela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  2. Promover o desenvolvimento do vocabulário;
  3. Diversificar o repertório de leituras;
  4. Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens.


Projeto: Dramatização
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem e Artes

Justificativa
A dramatização na escola tem uma importância fundamental, pois contribui para a socialização, criatividade, coordenação, memorização e ampliação do vocabulário.

Contexto
A partir de encontros com os alunos e da escuta ativa, serão criados peças, enquetes, dramatizações e recontos para apresentações à comunidade escolar.

Objetivos Gerais
Desenvolver a ação social e intelectual dos alunos, ampliando a interação entre os pares.

Objetivos Específicos

  1. Ampliar o leque da cultura escolar;
  2. Conhecer linguagens teatrais diversas;
  3. Vivenciar trabalhos de grupo;
  4. Exercitar o pensamento crítico.

Projeto: Reconto de histórias
Componentes Curriculares Relacionados: Linguagem

Justificativa
A contação de histórias desperta a imaginação, as emoções e o interesse das crianças. Por meio dela, nossos alunos podem desenvolver a criatividade, a linguagem e o gosto pela leitura.

Contexto
No projeto de reconto, as histórias contadas ou lidas pelas educadoras podem virar um cenário de imaginação. As crianças se preparam para dramatizar aos colegas e/ou responsáveis a história trabalhada em sala.


Objetivos Gerais
Desenvolver a fala, contribuir para a socialização e interação das crianças  e  instigar a imaginação.


Objetivos Específicos

  1. Aproximar a criança do universo letrado;
  2. Incentivar o prazer da leitura;
  3. Ampliar o vocabulário;
  4. Despertar novas emoções;
  5. Apresentar novas possibilidades que possam incentivar a imaginação e criatividade;
  6. Envolver as famílias no projeto;
  7. Enriquecer o imaginário infantil;
  8. Estimular a oralidade.

PROJETOS ELETIVOS

1. Empreendedorismo

Componentes Curriculares Relacionados: Ciências, Artes e Matemática

Justificativa
Este projeto visa ao trabalho com informações, pesquisa, estudos do mercado nacional e internacional para proporcionar conhecimento e a realização de simulações do mundo empreendedor. Tomada
de decisão, análise de dados e informações que levem a entender melhor o universo individual e comunitário. Considera-se a escola um local para o aluno pensar e programar ações para o futuro.

Contexto
Juntamente à equipe de docentes, o conteúdo será organizado de modo a valorizar o conhecimento prévio do Mundo do Trabalho, das abordagens empreendedoras e suas possibilidades por meio de palestras, passeios e contato com atividades múltiplas realizadas na cidade.

Objetivos Gerais
Desenvolver uma consciência de trabalho na comunidade escolar, incentivando os educandos a tomar decisões, traçar planos, ter consciência dos seus direitos e querer verdadeiramente crescer para
empreender.

Objetivos Específicos

  1. Trabalhar em equipe;
  2. Agir proativamente;
  3. Aguçar a observação do comportamento humano no que tange aos gastos desnecessários;
  4. Perceber que empreender implica em mudança de visão e comportamento;
  5. Reconhecer a responsabilidade governamental e individual;
  6. Identificar problemas e buscar formas para ampliar a qualidade de vida;
  7. Estimular o comprometimento e a persistência;
  8. Criar estratégia;
  9. Formar sujeitos autônomos e conscientes;
  10. Estruturar oficinas de construção;
  11. Agregar a comunidade escolar;
  12. Desenvolver habilidades considerando as potencialidade e limitações.


2. Sustentabilidade

Componentes Curriculares Relacionados: Língua Portuguesa, Artes, Matemática, Ciências, História e Geografia

Justificativa
A Educação Sustentável contribui para melhorar a qualidade de vida e o consumo consciente de produtos.

Contexto 
A execução do projeto prevê a criação de uma horta em ambiente próprio, estimulando hábitos alimentares saudáveis. Além disso, serão realizadas atividades que estimulem o consumo consciente de produtos e a preservação do meio ambiente.

Objetivos Gerais 
Conscientizar para a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.

Objetivos Específicos

  1. Incentivar o cultivo e a importância da horta orgânica sustentável;
  2. Efetivar a gestão dos resíduos na escola;
  3. Minimizar os gastos de energia na escola;
  4. Estimular a reflexão e capacitar a comunidade escolar para assimilação de práticas sustentáveis;
  5. Valorizar o trabalho em equipe;
  6. Captar água da chuva para reaproveitamento consciente.