“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”

(Carlos Drummond de Andrade)

Consuelo Carvalho
Diretora

O Método Natural, nada tem a ver com falta de regras ou de limites. O Método Natural tem por base os princípios do construtivismo, que nada mais é que a aplicação pedagógica dos estudos de Jean Piaget (1896-1980). Para esse grande estudioso da educação, o ser humano só se apodera do conhecimento se agir sobre ele. Pois aprender é multiplicar, descobrir, inventar transformar. Entretanto o Cresça não dispensa os estudos da teoria sócio construtivista, desenvolvida a partir de Vigotsky (1896-1934) e seus seguidores, que traz em si uma convergência das ideias piagetianas, enfatizando a construção do conhecimento

É por isso que o Cresça valoriza a autonomia, buscando respeitar as diferenças individuais, proporcionando a interação e cooperação, pois aprender a conviver em grupo supõe um domínio progressivo de procedimentos, valores, normas e atitudes, que estão presentes no nosso dia-a-dia.

Outro fundamento significativo é aprender com prazer, que só é alcançado através da afetividade.  Para Piaget “a afetividade é a energética da ação.

Mais importante do que decorar informações é saber analisá-las. Não vivemos mais no tempo em que o professor era o único provedor da informação. Em tempos de internet, a informação está ao alcance de todos.

  • Somos uma escola antenada com a realidade, que respeita os ritmos individuais e as diferenças.
  • Somos uma escola que não avalia seus alunos apenas pelas notas. Fazemos das avaliações, verdadeiros momentos de investigação! O quê e como os alunos aprendem são muito mais importantes para a reprogramação dos trabalhos.
  • Somos uma escola em que os educandos não sentem medo ou tensões ao não entenderem algum conteúdo, ao discordarem, ao pedir ajuda aos professores, ao fazer reivindicações, ao dar sugestões enfim, preservamos o direito à participação ativa.
  • Somos uma escola com profissionais competentes, humanizados, receptivos e que, acima de tudo, gostam do que fazem.

 

Cresça é uma escola tão acolhedora, quanto deve ser a vida para uma criança, desde a sua concepção.

Consuelo Carvalho
Diretora