ALIADOS NA ESCOLA

Os pais devem encarar os professores como parceiros na educação dos filhos. O sucesso no aprendizado e no convívio social depende do envolvimento de todos.

Construir um bom relacionamento com a escola é o primeiro passo para que a educação seja eficiente. Procure conhecer a professora, conte à coordenação tudo o que julgar necessário sobre seu filho e mostre-se disponível para conversar quando for preciso. No decorrer do ano, comunique à escola qualquer acontecimento que possa interferir no comportamento da criança. Viagem, mudança de casa, separação, morte ou doença na família são alguns dos exemplos que costumam abalar a vida dos pequenos. Procure participar das reuniões, comparecer às festas e envolver-se nos preparativos das atividades.

Currículo, método de ensino, dever de casa, dificuldades de aprendizagem, são queixas e críticas que normalmente surgem em relação à escola. Quando o problema aparecer, cheque os fatos antes de tirar conclusões ou estabelecer culpados. Lembre-se de que em casa seu filho pode comporta-se de uma maneira e na escola de outra. A troca de informações entre escola e família ajuda a traçar um plano de ação para a criança superar as dificuldades.

Para que tudo dê certo, marque um encontro na escola, informando qual será o tema. Determinar o objetivo da conversa e redigir perguntas são procedimentos que funcionam. Fale também com seu filho, deixando-o expressar os sentimentos sobre o assunto. Evite criticar a professora na frente das crianças. As muito pequenas costumam idealizá-las e acabam sofrendo, pois querem ser leais a ela. As mais velhas podem utilizar seus argumentos para alimentar comportamentos rebeldes e grosseiros.

Seja positivo

 

Consuelo Carvalho
Diretora Geral do Cresça – Especialista em Educação
Ao divulgar, seja gentil. Cite o autor e a fonte. A cultura agradece!

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *